Fascite Plantar na corrida

Fascite Plantar na corrida

O que é Fascite Plantar:
É um acometimento degenerativo e inflamatório na fáscia plantar (um tecido conectivo que liga o calcanhar aos dedos do pé). Esta fáscia lembra uma série de bandas não muito elásticas, feitas de colágeno e uma proteína rígida.

Causas comums:
Sobrecarga ou excesso de tensão na fáscia, causados por um abrupto aumento da quilometragem na corrida, por uma fraca estrutura do pé e tênis inapropriado, resultam na chamada fascite plantar.
Outras causas possíveis da Fascite seo arco do pé muito elevado, excesso de pronação, corrida em superfícies muito duras (asfalto ou concreto), calçado muito desgastado e usar calçado com salto o dia todo e trocar por um plano.
Quando o corredor tem os músculos da panturrilha muito tensos, estes tracionam a fáscia plantar causando muita dor. Daí a importância do trabalho de alongamento da panturrilha.

Tratamento
Quanto mais tempo a pessoa está com a Fascite mais difícil será o tratamento. Quando há a ruptura parcial com inflação o tratamento pode ser muito mais longo, tendo em vista que a velocidade de recuperação de um tecido é proporcional sua irrigação sanguínea. Como a fáscia é pouco vascularizada, os sintomas de dor podem permanecer durante meses.
Primeiro passo para o tratamento é diminuir o inchaço. Podendo ser feito com uma garrafa pet com água congelada rolando o pé para frente e para trás em cima do arco plantar, com uma certa pressão.
Caso a dor persista por mais de 3 semanas é necessário procurar um fisioterapeuta ou médico ortopedista para mais informações

Prevenção
Exercícios da musculatura da sola do pé , um bom alongamento da musculatura da panturrilha e uma análise da pisada, para compreensão da própria pisada, podem atuar como medidas preventivas na fascite plantar.


Saiba mais

Card image cap
Seja bem-vindo à Top Run!

Nascemos com a missão de ajudar a fazer de sua corrida algo seguro, prazeroso e que você...

Saiba mais
Card image cap
Correr para Saúde

De acordo com o Journal of the American College of Cardiology Um estudo de mais de 15 anos..

Saiba mais